Clube Português do Golden Retriever

                                                                                                                 Atualizado a 29 novembro : Novidades!!! Segunda especializada do CPGR


O estalão do Golden Retriever


WW-00 EuW-00 FinW-99 ITW-00 PLW-00 Pl Ch C.I.B. Fi Ch Lorinford Harlequin "Sulo" Top Winning Golden 1999&2000 in Finland  (7/16/1992-5/21/2005), prop. Helena Varjamo 

Aparência geral e comportamento:


* Cão harmonioso, bem proporcionado, activo, paciente, bem colocado no andar,de constituição robusta e expressão cheia de doçura. Cão dócil, inteligente, naturalmente dotado para o trabalho, com temperamento doce, amistoso e seguro de si próprio.


Cabeça:


* Cabeça bem proporcionada e bem cinzelada. Crânio largo sem que seja pesado. Bonita implantação de cabeça no pescoço. Focinho largo e alto. O comprimento da cana nasal é aproximadamente igual à do crânio, do stop bem marcado ao occipital. O nariz preferencialmente preto.


Olhos:


Olhos castanho escuros; bem afastados e o bordo das pálpebras é escuro.


Orelhas:


* De tamanho médio e implantadas quase à altura dos olhos.


Mandíbulas:


* São fortes e apresentam uma articulação em tesoura perfeita, regular e completo, quer dizer, os incisivos superiores cobrem os inferiores, em contacto estreito estão implantados bem em esquadria em relação às mandíbulas.


Pescoço:


* De bom comprimento, desenvolto e musculoso.


Quartos dianteiros:


* As patas dianteiras são retas e devem apresentar uma boa ossatura. Os ombros são bem oblíquos. A omoplata comprida e o braço de igual comprimento fazem com que os dianteiros, do cotovelo ao chão, estejam bem colocados por baixo do corpo. Os cotovelos estão bem unidos ao corpo.

Bem equilibrado; lombo curto; peito bem descido na região do esterno; as costelas estão bem descidas e arqueadas. Linha dorsal horizontal.


Quartos traseiros:


* O lombo e os quartos traseiros são fortes e musculosos. As pernas são sólidas e os joelhos estão bem angulados. Os jarretes estão bem descidos. Vistos por trás, estão aprumados. Os jarretes não estão voltados para fora nem para dentro. Os jarretes de vaca são de rejeitar.


Pés:


Redondos, pés de gato.


Cauda:


* Implantada e elevada à altura do lombo. Chega aos jarretes e não se enrosca na extremidade.


Movimento:


* Andar enérgico, com muito impulso. As patas dianteiras e traseiras deslocam-se em planos paralelos ao eixo do corpo. A passada comprida e solta sem nenhuma tendência para levantar os dianteiros.


Pêlo:


É liso ou ondulado com boas franjas. O sub pêlo é denso e impermeável.


Cor:


* Qualquer tonalidade dourada ou creme. Não deve ser vermelha nem caju. Admite-se a presença de alguns pelos brancos, unicamente no peito.


Altura ao garrote:


* De 56 a 61 cm no macho, e de 51 a 56 na fêmea.


Defeitos:


* Qualquer desvio com respeito ao precedente deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade. Os machos deverão ter os dois testículos descidos.





Retirado de: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/111g08-en.pdf