Clube Português do Golden Retriever

                                                                                                                 Atualizado a 29 novembro : Novidades!!! Segunda especializada do CPGR


A história do Golden Retriever



Ao contrário de muitas raças, o desenvolvimento do Golden Retriever em termos históricos é bastante recente e deve muito à meticulosa pesquisa realizada por alguns historiadores da raça. Em primeiro lugar a falecida Elma Stonex e, mais tarde, pela Val Foss e Frank & Anne Weekes. Graças a estes amantes dos Golden Retriever é que temos a história bem definida e documentado.


A raça criou-se-se após uma série de cruzamentos realizados por Lord Tweedmouth a partir de 1864. O ponto de partida foi a aquisição de um elegante Retriever de cor amarela que levou para a sua propriedade em Guisachan, perto de Inverness, na Escócia. Ele cruzou este cão com um Tweed Water Spaniel, uma raça agora extinta. Com os descendentes desta ninhada fez outcrosses ocasionais com um Setter Irlandês, com um segundo Tweed Water Spaniel e com um Flat Coated Retriever preto. Os cães nascidos destes cruzamentos provaram ser excelentes trabalhadores, sociáveis e atrativos. Alguns foram entregues a amigos e familiares, nomeadamente ao seu sobrinho, Lord Ilchester, que posteriormente acabou por, também, fazer criação da raça. Após várias seleções, acabaram por encontrar o ideal que sonhavam e foram os precursores da raça que conhecemos hoje.


Só em 1908 é que a raça se tornou conhecida pelo público. O Lord Harcourt tornou-se um apaixonado e reuniu na sua propriedade em Nuneham Park, Oxford, alguns cachorros descendentes dos acasalamentos originais. Ele decidiu exibi-los no Kennel Club Show em 1908, onde eles criaram um grande interesse no público em geral. Foram inseridos numa classe para Any Variety Retriever, e descritos como Yellow Flatcoated Retrievers. O termo "Golden Retriever" só seria adotado por esta altura e quem atribui este nome foi o Lord Harcourt.

Após terem sido vistos pelo público em geral, houve muitas pessoas que quiseram adquirir um para eles mesmos, e a popularidade da raça foi assegurada. Uma das pessoas que se apaixonou, e adquiriu um para si, foi a Sra. Charlesworth, que se tornou a maior entusiasta que a raça já teve. Desde 1910, quando ela adquiriu o seu primeiro Golden, até sua morte em 1954, lutou fortemente para manter a raça como um verdadeiro cão de dupla finalidade. Foi ela quem incentivou um grupo de apaixonados a formar o Golden Retriever Club em 1911, escrevendo um estalão da raça e fazendo campanha para que fosse registrada no Kennel Club como uma raça separada. (O Kennel Club já os havia registrado como Retrievers Flatcoated). A raça foi aceite pelo Kennel Club em 1913, e os primeiros C.C. (Challenge Certificates) foram dados no mesmo ano.


A corrida para ver quem seria o primeiro a vencer um Field Trial com um Golden já tinha começado, e a honra foi para o Capitão Hardy com sua cadela Vixie em 1912, que foi uma influente cadela na raça. A atribuição do primeiro set de C.C. provou-se um anticlímax.

Um dos entusiastas, Col Le Poer Trench, insistiu que o Golden se desenvolveu a partir de uma raça encontrada na Rússia e persuadiu o Kennel Club a registrar os seus cães como Yellow Russian Retrievers. No Crufts de 1913, existiram classes para Golden Retriever e classes para Retrievers Russos, mas apenas foi atribuído um conjunto de C.C.. Os vencedores dos Golden Retriever tiveram de desafiar os melhores cães russos para os C.C. e os russos ganharam ambos! No Crufts do ano seguinte, no entanto, houve C.C. exclusivamente para os Golden Retriever, e a honra de ser o primeiro a ganhar um C.C. foi para o cão da Sra. Charlesworth, Normanby Sandy e para a fêmea da Sra. F. W. Herbert, Coquette. Aqui começou a corrida para verem quem venceria os três C.C. e um Field Trial tornando-se, assim, no primeiro Golden Retriever Champion. Esta honra foi alcançada pela Sra. Charlesworth com seu cão: Ch Noranby Campfire.


Todas as atividades caninas pararam devido à Primeira Guerra Mundial, mas o Golden Retriever já tinha alcançado o seu lugar no mundo canino e nos corações do público.

Fotografias cedidas ao CPGR pelo sr John Tiranti